Hoje começamos uma série chamada “Tem cobertura?”. A série tem como objetivo tirar as dúvidas dos consumidores sobre o mundo dos seguros. Escolhemos para começar essa série o seguro residencial. Ele que tem como função primordial, cobrir os danos causados a residência do segurado, seja ela uma apartamento ou uma casa, que serve de veraneio ou moradia habitual.
Pesquisamos e colocamos aqui, algumas das principais dúvidas sobre esse seguro.
Quais as principais coberturas?
Basicamente, são cobertos os prejuízos causados por incêndios, explosões, quedas de raios na área residencial ou no terreno onde estão localizados os bens do segurado. Além dessas coberturas, também podem ser oferecidas outras complementares como:
– danos em elétricos;
– furtos e roubos de bens que causarem danos ao imóvel segurado;
– alagamentos, enchentes e outros problemas causados por acontecimentos naturais, alheia à vontade humana;
– responsabilidade civil por danos causados pelo segurado, empregados ou dependentes que residem junto.
Como acionar o seguro residencial?
O procedimento é bem simples. Quando ocorrer um sinistro, informe brevemente ao seu corretor, que realizará os procedimentos para que você. Quando o seguro for acionado, não será necessário comprovar a veracidade do ocorrido, tampouco se foi um fato natural ou acidental. No entanto, as seguradoras costumam enviar técnicos especializados para averiguar o fato antes de liberar a indenização que o segurado venha a ter direito.
Como acionar a assistência 24 horas?
Na maioria das seguradoras é preciso ligar para a Central de Atendimento, informando o ocorrido, o nome e a identificação (CPF) do segurado e o serviço necessário. A seguradora em seguida vai providenciar um profissional para solucionar o problema.
Eletrônicos e eletrodomésticos influenciam no preço do seguro?
Sim, essa questão pode interferir no custo do seu seguro, no entanto, o aumento de preço não costuma ser muito significativo. Existem outras questões que impactam mais severamente no preço da apólice, tais como a localização, como já mencionamos.
O que é a franquia do seguro residencial?
Assim como ocorre no seguro auto, a franquia é um percentual que representa a parte do prejuízo que deverá ser absorvido pelo segurado em casos de sinistro. Assim, se esse valor — que deve vir descrito na apólice — for igual ou menor ao preço do dano, a seguradora não indenizará o segurado.
Fonte: https://www.proteste.org.br/seguros/seguro-residencial/noticia/tem-cobertura-seguro-residencial