Fazer um seguro de carro pode ser uma “mão na roda” no caso de imprevistos.
Por mais que a gente sempre espere nunca precisar acioná-lo, é bom saber que estamos protegidos, concorda?
Por isso, respondemos algumas perguntas que irão te ajudar na hora de escolher um seguro automóvel.
Como saber qual o seguro ideal para o meu carro?
Ao buscar um seguro para seu veículo, você verá que o mercado oferece diversas opções, tanto de valores quanto de coberturas.
Avalie qual opção melhor se adequara ao seu perfil e também às características do seu carro.
Por exemplo, se você quiser se resguardar para todos os tipos de inconvenientes, o mais recomendado é um seguro completo, com cobertura total.
Uma boa dica é solicitar cotações e simulações on-line para conhecer as opções e o que cada tipo de seguro cobre, quais garantias, os valores e benefícios.
Assim, você garante a proteção do seu veículo sem precisar sair de casa.
No Banco Inter, por exemplo, você pode pedir uma simulação direto no app da conta digital. Fácil, né?
O que um seguro automóvel cobre?
Cada seguro oferece uma cobertura específica, como colisão, incêndio, roubo, fenômenos da natureza, terceiros e assistência 24 horas, por exemplo.
No Banco Inter, trabalhamos com duas modalidades de seguro para automóveis, e você pode escolher a que mais se encaixa em seu perfil:
- Cobertura total: colisão, incêndio, roubo, fenômenos da natureza, terceiros e benefícios.
- Cobertura parcial: terceiros e assistência 24 horas.
O que é sinistro?
Sinistro é a ocorrência de qualquer “evento” que tenha cobertura pelo seguro contratado, conforme especificado na apólice do seguro que você escolher.
Um exemplo de sinistro é se você contratou um seguro que cobre colisões e bater seu carro de forma involuntária.
Ou ainda se seu carro é furtado ou roubado e isso também estava previsto na apólice, por exemplo.
Por que é importante a cobertura para terceiros?
Você sabia que, se houver algum sinistro que gere prejuízos para outra pessoa, a responsabilidade é sua?
Pois é, se você bater no carro de alguém, é importante que tenha essa cobertura prevista, pois a pessoa pode te acionar e pedir que você se responsabilize pelos reparos.
Vale lembrar que essas indenizações podem ser materiais e corporais, no caso de vítimas.
Quando e como devo acionar o seguro?
Sempre que houver sinistro, você deverá acionar a seguradora contratada e informá-la sobre o que aconteceu.
Como cada caso é específico e deve ser avaliado, entre em contato diretamente com sua seguradora e verifique quais documentos você precisará para acionar o seguro.
Geralmente são solicitados o boletim de ocorrência, o documento do carro e sua carteira de motorista.
Como a franquia funciona?
Franquia é o valor ou percentual que o cliente deve pagar em casos de sinistro que não preveem a indenização integral.
Esse valor é definido na apólice do seguro contratado.
Por isso, fique de olho em sua apólice e escolha os valores de cobertura que mais se adequem às suas necessidades.
Conte com uma boa corretora de seguros
Por último, mas não menos importante: tenha o suporte de uma corretora de seguros de confiança.
Como existem muitas opções e preços, é fundamental contar com uma empresa que de fato encontrará as melhores cotações, de acordo com o seu perfil.
E se precisar de algum suporte, nas redes sociais ou pelo telefone (11) 2323-0388 / (11) 2323-3778.